Lipodistrofia ginóide ou celulite (nome popular) são aqueles indesejáveis furinhos superficiais na pele, e que incomodam a maioria das mulheres. Costuma deixar a pele com aparência irregular e ondulada, muitas vezes descritos como aspecto de ”casca de laranja”.
A celulite é caracterizada por ser um processo inflamatório de desordem estrutural e bioquímica do tecido celular , que afeta os tecidos adiposos e subcutâneos, com o acúmulo de gordura subcutânea, redução da circulação venosa e influência do hormônio sexual estrogênio que induz à retenção de líquidos. Resumindo, celulite nada mais é do que um depósito de gordura sob a pele.
Na celulite, as células adiposas que são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo, passam por uma dificuldade na oxigenação e na eliminação de substâncias tóxicas.
As partes mais acometidas são os quadris, nádegas, coxas, pernas e abdômen, e costumam ser sensíveis ao toque, apresentando leve sensibilidade.
A celulite apresenta vários estágios, sendo Estágio 1, 2 3 e 4.
São diagnosticadas através de exames físicos e exames de imagens.
Quais são os fatores que influenciam para o surgimento da celulite ?
Diversos fatores podem estar relacionados à presença da celulite, desde o uso de roupas apertadas e salto alto, tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada.
Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a melhorar esse quadro?
A alimentação pode ser considerada um agravante capaz de atuar na prevenção e até mesmo na melhora da aparência.
Para a melhora da celulite veja aqui algumas dicas:
- Hidratação Adequada
- Alimentação Anti-inflamatória: frutas e vegetais ricos em antioxidantes : frutas cítricas, frutas vermelhas, folhas e vegetais.
- Gorduras Saudáveis: oleaginosas e ômega 3 provenientes de peixes gordos (salmão, sardinha)
- Especiarias Anti-inflamatórias
- Atividade Física Regular
- Gerenciamento do estresse
Evite :
- Açúcares Refinados e Carboidratos Simples: Que podem aumentar os níveis de insulina e a inflamação.
- Gorduras Trans e Saturadas: Encontradas em alimentos processados e frituras.
- Sal em excesso
É importante ressaltar que a celulite está intimamente ligada a processos inflamatórios crônicos no corpo. Ao adotar uma abordagem multifacetada que inclua uma dieta anti-inflamatória, atividade física regular, manejo do estresse, e tratamentos tópicos ou estéticos, é possível reduzir a inflamação e, consequentemente, melhorar a aparência da celulite.
É claro que existem outras estratégias além da alimentação, porém nenhum tratamento para celulite funciona sem alterações nos hábitos alimentares e no modo de vida. É preciso também reduzir o consumo de açúcar, gorduras e sódio, além de praticar exercícios físicos que ajudam na redução da gordura corporal.
Também há casos em que a celulite possa estar relacionada a questões hormonais. Para uma melhor abordagem e melhor intervenção, se este for o seu caso, procure um nutricionista, pois há diversas condutas, desde um Plano Alimentar individualizado, equilibrado em nutrientes, suplementação específica e fitoterápicos.