A maioria de nós, ocasionalmente, já teve a experiência de esquecer algo.
Porém, para muitas pessoas, esses episódios de esquecimento vem se tornando frequentes, causando irritação e frustação no dia a dia. Pessoas com mais idade tendem a temem estar desenvolvendo a doença de Alzheimer.
Embora a doença de Alzheimer e outros tipos de demência sejam responsáveis por muitos casos de perda de memória, a boa notícia é que existem outros fatores não permanentes que também podem causar perda de memória. E o melhor é que alguns deles são facilmente revertidos.
Então, o que pode ser o esquecimento? Qual a causa de não conseguirmos armazenar mentalmente informações, tarefas ou fatos do dia a dia?
Aqui estão algumas das razões pelas quais podemos ter esquecimento:
Estresse e ansiedade
O que muitos não sabem sobre a ansiedade, é que além dos efeitos físicos e psicológicos, a ansiedade também interfere na memória.
Em situação de estresse, pressão, angústia ou medo, sobrecarregamos o nosso cérebro, que por sua vez não consegue responder a tantos estímulos e excessos de informações, e acabamos nos esquecendo das coisas. O hipocampo é o principal local de armazenamento temporário da memória.
Se o impacto da ansiedade sobre cérebro for muito grande e frequente, essa estrutura acaba sofrendo bastante. Assim, o seu tamanho é reduzido e, dessa forma, sofreremos os efeitos da ansiedade na memória. Por isso pessoas que apresentam um alto nível de ansiedade costumam apresentar falhas na memória e dificuldades de atenção.
TDAH
Algumas pessoas com TDAH, ou até mesmo a maioria, apesentam dificuldades de atenção e concentração, podendo ter problemas de memória para acontecimentos recentes. Isso ocorre pelo fato de não conseguirem manter o foco durante todo o tempo, sendo assim não conseguem memorizar e acabam tendo falhas na memória.
Depressão
Queixas de memória são frequentes em pessoas com depressão. E sim, a depressão pode afetar significativamente o raciocínio e a capacidade de pensar com clareza.
O Alzheimer também prejudica o cérebro e afeta significativamente a memória, sendo uma das doença degenerativas mais frequentes que afetam a memória e o comportamento de forma progressiva.
Mas você sabia que falhas na memória também pode ser por deficiências de vitaminas ?
A falta de determinados alimentos e nutrientes prejudicam a saúde do cérebro e a memória, uma vez que uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes são prejudiciais para a saúde do cérebro. Somando-se a isso, uma dieta rica em alimentos ultraprocessados e industrializados, açúcares e gorduras saturadas podem levar o corpo a uma inflamação crônica, incluindo o cérebro. A inflamação crônica está associada a danos nas células cerebrais, comprometendo a função cognitiva incluindo a memória.
Mas o que fazer para dar uma turbinada na memória e prevenir os esquecimentos ?
Aqui vai uma lista de alimentos para a memória, que não podem faltar na sua mesa. Veja aqui:
✔️Vitamina A: Fontes: Ovos (quanto mais amarelo mais rico em nutrientes, rico em vitamina A e carotenóides), Sardinha, Manteiga, Leite, Óleo de fígado de bacalhau.
✔️Vitamina D: Fonte: exposição solar e alimentos enriquecidos.
✔️Ovo: O ovo é uma proteína de alto valor biológico, além da colina que é tudo de bom para o cérebro, melhorando a memória e a cognição, Tem vitaminas B2, B6, B9, B12, E, D, K que são importantes para a imunidade. E minerais como o zinco, cálcio, selênio (boa quantidade), fósforo e ferro.
✔️Ômega-3 DHA: Componente da retina e do tecido cerebral; se acumula no cérebro durante seu crescimento máximo. Atua na concentração, aprendizado e cognição, influencia sobre os neurotransmissores. Fontes de DHA: peixe e óleo de peixe.
✔️Taurina: A taurina é conhecida por ter um efeito calmante e depressor no SNC, e pode melhorar a memória recente. Fontes alimentares: Peixes, mariscos, energéticos.
Vitaminas do Complexo B
✔️Vitamina B1: A vitamina B1 é requisitada para produção de energia em todas as células do corpo, inclusive as cerebrais, tal vitamina também é essencial para produção de acetilcolina, um neurotransmissor necessário para ótima memória, foco, concentração e aprendizado. Fontes: cereais integrais, carnes, oleaginosas, ovos, leguminosas.
✔️B6: formação de esfingolipídeos (lipídeos complexos importantes para a formação da bainha de mielina) é dependente de B6. Fontes: atum, fígado, aveia, banana, batata, leguminosas, arroz, cereais integrais.
B9, B12, , Cálcio, Magnésio, Zinco, Ferro, Ácido Lipóico.
Todos esses são essenciais para uma boa saúde cerebral.
Espero que essa leitura tenha te ajudado.
Com carinho, Roberta.